top of page

Suspensão

O que é suspensão?

Suspensão é o conjunto de peças que sustenta o veículo. O objetivo é amortecer as oscilações e imperfeições do asfalto. Os amortecedores trabalham em conjunto com molas, pivôs, buchas e barras de sustentação para que os efeitos de buracos e valetas, por exemplo, sejam minimizados.

Qual é o tipo mais comum de suspensão?

Existem vários tipos de suspensão e de mola. A suspensão que está na maioria dos carros nacionais é a Mcpherson, que possui maior altura, molas helicoidais (aquelas com cara de mola mesmo) e amortecedores telescópicos. Geralmente, esse tipo é usado no eixo dianteiro.

 

Quando a suspensão deve ser trocada?

Se não ocorrer nada de anormal, como uma batida, os componentes da suspensão sujeitos a desgaste devem ser trocados entre os 50 e os 70 mil km rodados. Tudo depende da região em que o carro roda: se houver mais buracos, a suspensão será trocada mais cedo. O ideal é fazer as revisões no tempo certo para que os pivôs, buchas e amortecedores sejam examinando a cada 20 mil km rodados. Para identificar problemas, faça o alinhamento de direção também.

Quais são os problemas mais frequentes?

Desgaste dos elementos de ligação, como buchas de borrachas quebradas ou ressecadas.

Quais tipos de cuidados é preciso ter para que a suspensão dure mais?

É essencial passar por buracos e valetas em velocidade baixa. De acordo com os técnicos, a suspensão vai durar mais se o motorista passar “de lado” por uma valeta grande ao invés de passar direto com as duas rodas. “O pior é quando as pessoas se assustam e brecam dentro da valeta. Breque sempre antes”, afirma. O peso também influencia na vida útil da suspensão. Quanto mais peso o motorista carregar, mais rápido será preciso trocar as peças.

Fonte: Revista Auto Esporte

FALE CONOSCO

© 2019 By Guilherme Rosa - MAGEAUTO

Imagens meramente Ilustrativas

bottom of page